domingo, 27 de fevereiro de 2011

Carnaval tem festa 24 horas por dia em Diamantina-MG

Desfile de blocos e a tradicional Bartucada são destaques na folia

Novidade em 2011, selo de qualidade normatiza aluguel de casas.

Humberto TrajanoDo G1 MG

Público lota as ruas de Diamantina no carnaval 2010 (Foto: Divulgação / Prefeitura)Público lota as ruas de Diamantina no carnaval de
2010 (Foto: Divulgação / Prefeitura)

Um dos carnavais mais procurados por turistas no interior de Minas Gerais é o de Diamantina, na Região Central do estado. Serão seis dias de folia – de 3 a 8 de março. A partir da sexta-feira, dia 4, a programação não para, são 24h de festa por dia. O tema deste ano é “Carnaval um festival de cultura”, as máscaras de papel marche são o símbolo do carnaval 2011 em Diamantina.

O desfile do “Me Ampara Se Não Eu Caio” abre o “Circuito Cultural de Blocos”, às 22h de quinta-feira (3). Durante todos os dias, vários blocos caricatos vão passar pelo circuito. Entre os mais tradicionais, de acordo com a Prefeitura de Diamantina, estão: o Sapo Seco – fundado no início do século passado e composto somente por homens mascarados –; o infantil Rato Seco e o das Domésticas Aposentadas.

Bloco Rato Seco está entre os mais tradicionais de Diamantina. Desfile do Bloco no carnaval 2010. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Diamantina)Bloco Rato Seco está entre os mais tradicionais de Diamantina. Desfile do Bloco no carnaval 2010. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Diamantina)

A festa no Espaço Folia, na Praça do Mercado Velho, vai começar na sexta-feira (4), às 22h e só termina na manhã de sábado. Entre os dias 4 e 8 de março, as bandas Bat-Caverna e Bartucada se apresentam no palco principal. As percussões animam os foliões das 18h até o dia amanhecer.

Bartucada se apresenta na Praça do Mercado Velho durante carnaval 2010  (Foto: Divulgação / Prefeitura de Diamantina)Bartucada se apresenta na Praça do Mercado Velho
durante carnaval 2010 (Foto: Divulgação / Prefeitura)

Segundo a prefeitura, sete locais para concentração do público estão sendo preparados: além do Espaço Folia, na Praça do Mercado Velho; o Circuito Cultural dos Blocos; o Espaço Cultural e Saúde; o Espaço Titi; o Largo da Folia; MPBeco e a Quitanda do Samba.

O acesso aos espaços é gratuito. Serão montados 13 portais de segurança. Segundo a prefeitura, banheiros químicos também serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A novidade este ano, de acordo com a organização, é o Espaço Titi, onde Djs animam os foliões das 7h às 14h.

São esperados para o carnaval de Diamantina, em 2011, cerca de 20 mil pessoas por dia. Toda a cidade está sendo preparada para receber os turistas, que aquecem a economia do município.

Foliões fantasiados no carnaval 2010 em Diamantina (Foto: Divulgação / Prefeitura de Diamantina)Foliões fantasiados no carnaval 2010 em Diamantina (Foto: Divulgação / Prefeitura de Diamantina)

A cidade
Diamantina, na Região Central de Minas Gerais, fica a 292 quilômetros de Belo Horizonte. Saindo da capital mineira, há duas opções de caminhos para o viajante. No acesso principal, o motorista segue na BR-040, sentido BH-Brasília, até o “Trevão”; pega a BR-135 até Curvelo; e depois entra na BR-259 até Diamantina. A outra opção é seguir na MG-10 passando pela Serra do Cipó, Conceição do Mato Dentro e Serro e depois entrar na BR-259, até Diamantina.

Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade foi um importante pólo de extração de diamantes no Séc XVIII. Entre as figuras marcantes que fazem parte da história de Diamantina estão Xica da Silva – famosa escrava que ficou rica e conseguiu a liberdade – e o ex-presidente do Brasil Juscelino Kubtscheck, nascido no município.

As riquezas naturais da região também são uma atração à parte. Durante o dia, os turistas podem passear por diversas cachoeiras, visitar os distritos, os garimpos, a Gruta do Salitre, a Ponte do Acaba Mundo, entre outros.

Selo Casa Legal
Pensando na boa acomodação do turista em Diamantina durante a folia em 2011, a Comissão Permanente de Carnaval criou o selo “Casa Legal”. De acordo com a prefeitura, o objetivo do selo de qualidade é normatizar a atividade do aluguel de casas para o carnaval.

Para receber o certificado, as condições do imóvel são avaliadas por técnicos da prefeitura, Copasa e Bombeiros. De acordo com a prefeitura, são levadas em consideração: a capacidade do reservatório de água, instalações elétricas, espaço físico e condições, segurança. A capacidade de pessoas que podem se hospedar na residência também é estipulada.

O Selo contém o número de registro da casa e prevê vantagens para o locatário e inquilinos, bem como para a vizinhança. Entre elas, a aplicação de multa em caso de reincidência de perturbação da ordem. Segundo a prefeitura, o selo teve boa adesão da comunidade neste primeiro ano.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário